Myrian Fernanda dos Santos Lima, Psicóloga Clínica - CRP: 02/22362

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Perfume de Mulher



Al Pacino já era um ator consagrado quando recebeu seu primeiro Oscar de melhor ator por sua excepcional atuação neste belo “Perfume de Mulher”, que conta a história de um homem amargurado, que reencontra a vontade de viver ao lado de um jovem tímido, porém firme em seus princípios.



O jovem Charlie Simms (Chris O’Donnell) resolve ajudar um ex-tenente-coronel cego (Al Pacino) do exército americano durante o fim de semana de Ação de Graças, como forma de garantir o seu Natal com a família, só que o tenente Frank tinha outros planos e resolve viajar com Charlie para Nova York, onde pretende reviver todos os prazeres da vida antes de se suicidar. Mas no caminho ele começa a se interessar pelos problemas do jovem e esta convivência muda o seu destino.
O filme mostra a extrema sensibilidade de Frank Slade (AL Pacino), tenente coronel reformado e cego, em discriminar e denominar a essência perfumada que está sendo usada pelas mulheres que encontra. Este conhecimento profundo e amplo dos perfumes corresponde à sublimação de uma perversão, ligada ao prazer de sentir o cheiro dos produtos vitais do organismo humano, e paralelamente revela o desejo mais profundo do protagonista: o encontro com a intimidade da mulher.

É um filme extremamente rico em apresentar situações humanas e, portanto, carregado do trágico, do banal, da dor, do conflito, dos paradoxos. O diretor Martin Brest consegue reunir cenas que evidenciam os opostos coexistentes na vida humana. Por exemplo, uma casa no fundo de quintal, escura e pobre, e uma suíte no Waldorf Astoria, em Nova York. Charlie Simms tendo que trabalhar no fim de semana enquanto seus colegas planejam viagens milionárias. 



O início do filme, mostrando a beleza arquitetônica do Baird School, vai em seguida mostrar a decadência de valores infiltrando-se através da ação delinquente de três alunos contra a figura sem caráter do diretor Trask. 
No início do filme, um aluno milionário, George Willis e o bolsista, Charlie, surpreendem os colegas nos preparativos do vandalismo. George encarna a corrupção, o engodo e Charlie encarna o ser humano com valores nobres, altamente consciente do que acredita ser o correto. Ele vai dizer: “Não sou um dedo-duro. Não posso. Há certas coisas que não se pode fazer”. Trask, que pretende ser o defensor dos valores da escola, o chantageia, será encaminhado à Universidade de Cambridge se delatar os colegas ou perderá sua bolsa na Baird School se ficar calado, ele terá o fim de semana para decidir-se, e é com este conflito que Charlie vai encontrar-se com Frank Slade. O enredo central gira em torno do encontro do jovem estudante com Frank, e a relação intensa que vai se estabelecer entre eles, com sua capacidade de dedicação ao que ama e seu sonho de viver uma relação amorosa. 
Ao longo do filme, numa visita ao seu irmão, ficamos sabendo que desde criança ele colocava-se em encrencas. Mas o que tornou a criança e depois o homem revoltados? Não seria justamente a incapacidade de suportar as frustrações e as dores inerentes à vida? A impossibilidade de lidar com a intensidade das próprias pulsões de amor e ódio e combiná-los em direção à construção de boas experiências? Dominado pelos instintos agressivos, pela violência, que se expressa pelo humor mordaz. Sua ternura está soterrada pelo desespero da situação em que sua impulsividade o colocou. Assim, Frank Slade é um homem que nos apaixona por suas grandezas e nos toca por suas misérias, perdido no turbilhão de sentimentos de amor à vida e de dor da culpa, ele busca a doçura do cheiro da mulher.
 O enredo central gira em torno do encontro do jovem estudante com Frank, e a relação intensa que vai se estabelecer entre eles. Na verdade, o filme mostra todo tempo como a mente humana é feita de pares de opostos: violência e ternura, destrutividade e construtividade, amor à vida e instinto suicida.

Na cena do tango, tão incrivelmente bela e envolvente, vemos Frank dançar de forma magnífica, sua sensualidade, sua paixão pela dança tornam este momento representativo do que há de mais vivo no coração de Frank. À noite, encontra uma mulher e inebria-se com sua beleza e com o prazer que ela lhe proporciona.



Na manhã seguinte Frank é dominado pela depressão. E é a vez de Charlie ajudá-lo. Saem e vão experimentar uma Ferrari. O espírito corajoso mas também impetuoso de Frank o levam a guiar a Ferrari a toda velocidade. Mas, após a euforia de guiar a Ferrari, e de saírem ilesos, Charlie lhe diz: “Você não vai mais dirigir.” Frank não suporta a dor de entrar em contato com a realidade.




O amor de Charlie o tira do surto psicótico e o chama de volta para o mundo, mas aí vem sua grande questão: “O que vou fazer agora”? Ele vai falar do sonho que o sustentara até ali, de amar uma mulher e ser amado. Charlie, ainda como bom analista, lhe pergunta por que não procura alguém, sendo bonito, simpático, divertido, bondoso. Frank percebe a provocação e aceita a brincadeira.
O que ele ainda não sabe é que se você não foge da vida, sempre surge o que fazer. E assim acontece. Perdem o vôo e voltam de limusine para New Hampshire, para o colégio Baird, lá, uma assembleia deverá decidir sobre o destino de Charlie.  Frank despede-se de Charlie e vai embora, mas iniciada a assembleia, volta e senta-se ao lado de Charlie.

Diante da pressão do diretor Trask, Charlie mostra que não está disposto a vender-se. O diretor o expulsa da escola, por não ser um digno aluno da Baird. E começa aí a brilhante defesa de Frank. 





Frank vai poder mostrar nesta empolgante cena, que existe nele um homem apaixonado, lúcido, com reais valores, inteiro sob a capa da violência e angústia, um homem capaz de com toda coragem, defender seu amigo, e mostrar sua capacidade de discriminação e de lucidez; O importante é que, ao defender Charlie, ele volta a entrar em contato com ele mesmo, criador e com capacidade de amar. Seu discurso emociona a linda Professora de Ciências Sociais e a profetização de Charlie se realiza.





Frank volta para casa contendo sentimentos amorosos, de perdão e reconciliação e de gratidão. Do alcoólatra em que havia se tornado, passa a pedir um milkshake de chocolate para a sobrinha neta. Uma nova esperança se descortina para sua vida.
Entretanto, mais interessante que a própria história narrada é conferir a atuação fantástica de Al Pacino e a trajetória de seu fascinante personagem.

  Myrian Fernanda

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