Myrian Fernanda dos Santos Lima, Psicóloga Clínica - CRP: 02/22362

O Viver Poiesis tem como objetivo trazer informações sobre questões Psicológicas e Mentais, para você pensar, praticar e aplicar a sua vida e, assim melhorar seu emocional e seu comportamento. Obtendo uma Qualidade de Vida, se permitindo viver a sua obra, seus objetivos e seus ideais.

A Máfia Volta ao Divã



Em A Máfia Volta ao Divã, relata a situação inversa, quem de fato precisa de uma análise não é tanto o mafioso interpretado por Robert de Niro, Paul Vitti, mas seu psicanalista Ben Sobel (Billy Crystal). O novo filme começa com Vitti na prisão, local onde terminou no original. Paul Vitti, ainda na prisão, começa a sofrer de um mal psicológico de confinamento. O mafioso está preocupando os agentes do FBI que o vigiam, pois tem demonstrado acessos de insanidade, como quando canta e dança os temas de musicais. Sendo assim, recorrem a Ben Sobol, que é chamado para dar um parecer sobre o caso.


Vitti acaba em liberdade condicional e é colocado a contragosto do doutor e toda a sua família, sob a responsabilidade do médico, a fim de ser curado, conseguir um emprego e se endireitar. Ao saber que o mafioso estaria em liberdade condicional e em sua responsabilidade, o psiquiatra entra em transe.
É uma comédia com fundo policial, tão divertido quanto o primeiro, a química entre De Niro e Crystal funciona mais uma vez nesta comédia que proporciona risadas e entretenimento. O mafioso Paul Vitti  finge-se de louco para sair da prisão e fica sob custódia de seu psiquiatra Ben Sobel . Porém, quando reencontra o antigo analista, Vitti descobre que talvez seja o terapeuta que precisa de ajuda para aprender a lidar com a própria família. Usando a experiência adquirida ao longo dos anos, o mafioso faz o que é possível, dando início a uma série de trapalhadas.


Nesta sequência, Sobel volta a ter a oportunidade de extravasar a sua agressividade contida. Ele obtém, com Vitti, a catarse que o público costuma encontrar na violência representada nas telas.
Sobel surra um bandido por não suportar que ele esteja sempre a mudar as regras do jogo. Sua violência é pior do que a de Vitti, porque imbuída do direito de quem se pretende do lado da lei e da ordem. É uma violência, como sabemos, tipicamente americana.


O começo do filme até engana. DeNiro interpretando um maluco é muito engraçado. Há outras boas passagens, como quando o mafioso começa a procurar um emprego, passando por maitre, vendedor de carros e até consultor de um seriado de TV.



Depois do laço refeito entre a dupla (da maneira mais absurda possível), novamente diversas situações que colocarão de frente o modo de vida criminoso de Vitti a frente com o desajeitado psiquiatra Ben Sobel.

  Myrian Fernanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário