Myrian Fernanda dos Santos Lima, Psicóloga Clínica - CRP: 02/22362

O Viver Poiesis tem como objetivo trazer informações sobre questões Psicológicas e Mentais, para você pensar, praticar e aplicar a sua vida e, assim melhorar seu emocional e seu comportamento. Obtendo uma Qualidade de Vida, se permitindo viver a sua obra, seus objetivos e seus ideais.

Máfia no Divã


 É uma boa comédia que nos apresenta mais do que possamos esperar. E um ótimo trabalho de um elenco bem escolhido. Em Mafia no Divã é aplicado, de forma cômica, as teorias de Freud.
A máfia no Divã conta a história de um mafioso Paul Vitti (Robert De Niro),  poderoso, importante e conhecido que devido a tantos problemas, acusações e conflitos, começa a desenvolver alguns sintomas que o próprio considera estranho como: vontade de ficar sozinho, vontade de chorar, desequilíbrio e outros.
Só que as coisas começam a mudar quando depara-se com o Doutor Sobel (Billy Crystal),  um médico Psiquiatra a quem pede ajuda dizendo que seria para um amigo. A partir daí a vida tanto do mafioso quanto a do Doutor Sobol ficaram bastante caótica. 


Vitti bate à porta de Sobel, que basicamente só cuida de casos conjugais. "Você me conhece?", pergunta Vitti. "Sim", diz Sobel. "Não, não me conhece", responde Vitti. Este primeiro encontro define a relação entre os dois pela maior parte do filme. Sobel não pretende ajudar Vitti, já que se trata de um bandido, mas se não fizer pode ser apenas mais um na lista das pessoas que ele matou. Mas o pior é que Vitti deseja estar curado em apenas duas semanas, quando acontecerá um grande reunião da Máfia, e Sobel está viajando para Miami, onde pretende se casar com Laura MacNamara (Lisa Kudrow). Vitti é o tipo de pessoa que está acostumado em ter qualquer pessoa que trabalhe para ele a disposição vinte e quatro horas por dia, assim Sobel passa a ser "requisitado" pelos capangas de Vitti nos horários e lugares mais impróprios, inclusive na hora de seu casamento. 


Ele recebe inicialmente um diagnóstico de transtorno de pânico após escapar de um atentado em que morre um amigo seu. O diagnóstico de transtorno de pânico refere-se a situações geradoras de muito estresse, e, de maneira realista, Robert De Niro interpreta com características que se encaixam neste diagnóstico, apresentando sintomas como sensação de sufocação, dores no peito e medo de ter novos ataques.


Paul Vitti é tratado através dos tratamentos, desenvolvidos por Freud, com Associação Livre e a Interpretação dos sonhos, em todo momento do filme é possível observar a Resistência do paciente, tratado com humor.
O Complexo de Édipo é citado no filme e demonstra certa resistência de Paul Vitti.
Com o método da Associação livre criação de um estado de relaxamento no paciente para que, através de um diálogo com o psicanalista, possa ultrapassar as barreiras que impedem as experiências recalcadas ou traumatizantes de vir ao consciente, Paul Vitti descobri a raiz de todo seu problema que é o sentimento de culpa pela morte de seu pai quando ele tinha 12 anos de idade. Isto é, estas idéias e sentimentos foram oprimidas e substituídas pelos sintomas.
Em determinado momento no filme o médico Ben Sobel aconselha Paul Vitti a descarregar sua raiva no travesseiro, e ele atira várias vezes na almofada, sentindo-se melhor, contribuindo para o humor no filme. O Deslocamento que é um mecanismo libertador que ocorre quando um indivíduo, não podendo atingir determinado objeto, o substitui por outro, sobre o qual descarrega as suas tensões acumuladas.
Ao não querer ter relações com a própria mulher, Paul Vitti, retoma a imagem da mãe, sendo uma característica do Complexo de Édipo.
O processo de transferência que é projeção no analista dos sentimentos, emoções ou desejos recalcados nas experiências infantis do paciente é citado no filme, quando Ben Sobel sonha que seu paciente, Paul Vitti, o chama de "papa" pai, após ele ter sido morto a tiros.
Quando se pensa em um mafioso, não o imaginamos chorando sentado na frente de uma televisão por causa de um comercial sentimental. Por isso que Paul Vitti (Robert De Niro), um chefe de uma família de Nova York, se encontra em uma posição muito complicada em sua vida. Seus rivais, e talvez até mesmo seus aliados, não podem saber que ele está vulnerável.
Talvez o filme pudesse se perder por fazer tudo muito exagerado, mas ele mantém sua comédia na estranha relação entre os dois homens de mundo opostos. O mais importante é a riqueza que os dois trazem a seus papéis.

  Myrian Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário